Cirurgia plástica nas mamas masculinas

GINECOMASTIA

O homem assim como a mulher possui glândulas mamárias, porém em situação normal, elas não se desenvolvem.
O desenvolvimento da região mamária masculina ocorre pelo aumento da glândula mamária conhecido como Ginecomastia, pelo acúmulo de gordura, conhecido como Pseudo-Ginecosmatia ou por ambas as situações.
Alguns fatores estão associados a este problema:
* A genética;
* Alterações hormonais na infância;
* Adolescência e idade avançada;
* Certos tipos de medicamentos.
Porém a maioria dos casos não tem causa certa. Através de uma consulta médica detalhada, o médico poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Técnica Cirúrgica Ginecomastia:

A cirurgia pode ser feita a partir dos 13 anos de idade, dependendo da avaliação de cada caso.

A redução da mama, neste tipo de problema, é feita pela remoção de tecido glandular e/ou da gordura. O excesso de pele, quando presente, deve ser retirado para se obter resultado mais estético.

É uma cirurgia geralmente feita em caráter ambulatorial (não precisa ficar internado).
Anestesia: Anestesia local com sedação feita por anestesista, peridural, geral ou somente anestesia local, em determinados casos.
Duração da cirurgia: 1 a 3 horas.
Permanência no hospital: alta no mesmo dia da cirurgia.
Cicatriz: as cicatrizes desta cirurgia podem ficar bastante disfarçadas. Na lipoaspiração existe apenas uma a duas incisões de 0,5 cm e, no caso de retirada de glândula é feita uma incisão na aréola. Em pacientes com muita sobra de pele, podem ser necessárias cicatrizes maiores, que se estendem além das aréolas.

Recomendações pré operatórias:

Comunicar-se até 2 dias antes da cirurgia, em caso de gripe, indisposição ou qualquer alteração do estado de saúde.
Jejum pré-operatório de 8 hs (se foi programada sedação). Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito fartas, na véspera da cirurgia.
Parar de fumar no mínimo 15 dias antes da cirurgia.
Evitar chá de Picão, Arnica, Ginkgobiloba, Castanha da Índia, Cápsulas de Alho e qualquer medicamento que contenha AAS (ácido acetilsalicílico) 10 dias antes da cirurgia, pois poderão interferir no processo de coagulação. Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 30 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.
Programar suas atividades profissionais, sociais ou domésticas para não se tornar indispensável a terceiros, por um período de 3 dias.
Tomar banho no dia da cirurgia com sabonete bactericida. Não passar cremes ou óleos na pele. Chegar no hospital 60 minutos antes do horário da cirurgia. Levar roupas fáceis de vestir, de preferência uma camisa de abotoar.
A presença do(a) acompanhante é obrigatória no momento da internação.
Não se esqueça de trazer o colete cirúrgico pois será colocado imediatamente após terminada a cirurgia.

Recomendações pós-operatórias:

Evitar esforços por 15 dias, sobretudo nas primeiras 72 hs, incluindo elevação dos braços acima da altura dos ombros. Atividades físicas relativas aos membros inferiores, poderão ser reiniciados após 30 dias, evitando-se alto impacto. Exercícios que envolvam o tórax, somente após 3 meses.
Alimente-se saudavelmente, principalmente à base de proteínas (carnes, ovos e laticínios) e vitaminas (frutas) e hidrate-se bastante. Dietas nesta fase podem ser prejudiciais.
Banho será liberado no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. O primeiro banho deve ser morno a frio (evitar água quente sobre as mamas nos primeiros 3 dias) e com um banco sempre por perto. Tonteiras podem ocorrer, mas passam com 1 a 2 dias. Quando isso acontecer, deite e posicione as pernas em um nível mais elevado que a cabeça e logo vai melhorar. Retire o curativo no primeiro banho e lave a cicatriz cirúrgica com água e sabonete líquido. Cubra a cicatriz com absorvente fino (sem fixá-lo) e coloque o colete cirúrgico.;
Os curativos devem ser trocados a cada banho.
O primeiro retorno será feito no dia seguinte à cirurgia.
A retirada de pontos normalmente não dói e não sangra e é feita após 15 dias.
Proteger a cicatriz de exposição solar direta por 6 meses.
Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com seu cirurgião, e somente com ele, quaisquer dúvidas.
Poderá ocorrer eliminação de certa quantidade de líquido amarelado ou sanguinolento, por um ou mais pontos da cicatriz. Não se preocupe, pois isto não significa complicação.
Atenção: caso você tenha animal de estimação em casa (cão ou gato), evite contato direto com eles nos primeiros 20 dias de pós-operatório e, em hipótese alguma, os deixe subir em seu leito. O contato com qualquer tipo de secreção (especialmente a saliva de cães e gatos) pode elevar o risco de contrair uma infecção com consequências potencialmente sérias.
O colete cirúrgico deverá ser usada por 30 a 60 dias.
Drenagem linfática será necessária em alguns casos e será indicada pelo médico.
Tenha paciência, pois por mais rápida e eficiente que tenha sido a intervenção, você deverá estar preparado para encarar certo edema (inchaço) pós-cirúrgico, assim como algum desconforto físico. Entre duas a três semanas, normalmente o inchaço e o desconforto já terão diminuído.
Resultados definitivos: A cicatriz costuma ficar avermelhada por alguns meses, tendendo a clarear entre 6 meses e um ano, dependendo do tipo de pele e genética do paciente. Portanto, o resultado definitivo é atingido, no mínimo, após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e completa cicatrização.
Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de esquecer-se que foi operado recentemente. Cuidado! Esta euforia poderá levá-la a um esforço inoportuno e consequentes transtornos.

IMPORTANTE: As informações contidas neste site são somente de caráter geral com o objetivo de divulgar conhecimentos na especialidade de Cirurgia Plástica. Estas informações não tem a pretensão de substituir etapas do tratamento médico ou indicar qualquer tipo de cirurgia. Você deve sempre procurar um médico adequadamente treinado para realizar os procedimentos mencionados neste site ou em qualquer outro na Internet.