Face

Lifting Facial

O Lifting Facial ou Ritidoplastia é uma cirurgia eficaz no rejuvenescimento da face.

A técnica propõe o reposicionamento dos volumes faciais e a retirada da flacidez de pele, atenuando rugas e sulcos.

É indicada para pessoas de idade avançada com envelhecimento facial.

A genética, o fumo, a exposição solar excessiva e a má alimentação são alguns dos fatores que aceleram o envelhecimento.

Com a idade, a pele perde parte de suas fibras colágenas e elásticas, tornando-se flácida, enrugada, sem brilho e maciez.

Os tecidos profundos também sofrem com o envelhecimento e fatores como a ação da gravidade promovem a queda da gordura da face e mudam o formato do rosto.

Na juventude, a região malar é volumosa e iluminada, a região inferior dos olhos é bem preenchida e o contorno mandibular, definido. Assim, a face tem um formato de triângulo com o ápice para baixo.

Já na face envelhecida é possível notar uma queda dos tecidos faciais. Com o deslocamento da gordura malar, a região inferior dos olhos perde volume, forma-se o sulco naso-labial conhecido como “bigode chinês”.

A região da mandíbula perde sua definição e o pescoço torna-se flácido.

Atenção: O vídeo, animações e conteúdos abaixo são representações simplificadas e genéricas dos diversos procedimentos cirúrgicos. Cada paciente individualmente pode ter uma escolha de técnica cirúrgica, evolução pós operatória, resultados e cicatrização diferentes.

Técnica Cirúrgica de Lifting Facial

A face é constituída por camadas de pele, gordura e músculos que se estendem acima dos ossos faciais.

Vamos ver agora como é realizada a cirurgia do Lifting Facial. Inicia-se com o descolamento da pele facial e do pescoço. Em seguida é realizado o reposicionamento dos tecidos profundos e o excesso de pele removido.

Em alguns casos pode ser necessária a associação da Lipoaspiração para retirada do excesso de gordura localizada no pescoço.

O tamanho das cicatrizes varia de acordo com o grau de flacidez, de modo geral ficam discretas e escondidas junto à implantação dos cabelos e ao redor das orelhas.

As cicatrizes amadurecem e vão ficando menos visíveis com o passar do tempo, podendo levar alguns meses para o resultado final.

O Lifting Facial não impede o processo de envelhecimento, mas diminui a flacidez do rosto e pescoço, mantendo um aspecto jovem por muitos anos.

Recomendações Pré Operatórias

Comunicar-se até 2 dias antes da cirurgia, em caso de alterações oculares (como conjuntivite), acnes (espinhas) na face, gripe, indisposição ou qualquer alteração do estado de saúde.

Parar de fumar no mínimo 30 dias antes da cirurgia.

Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito fartas, na véspera da cirurgia. Jejum pré operatório de 8 hs.

Evitar chá de Picão, Arnica, Ginkgobiloba, Castanha da Índia, Cápsulas de Alho e qualquer medicamento que contenha AAS (ácido acetilsalicílico) 10 dias antes da cirurgia, pois poderão interferir no processo de coagulação. Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 30 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também certos diuréticos.

Programar suas atividades profissionais ou sociais, para não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 1 semana.

Tomar banho no dia da cirurgia com sabonete bactericida e lavar os cabelos (qualquer shampo). Em seguida deve secar os cabelos e prendê-los para trás usando gel. Não passar cremes ou óleos no rosto. Chegar no hospital 60 minutos antes do horário da cirurgia. Levar objetos pessoais como escova de dentes, roupas largas e blusas de abotoar. O (a) acompanhante é de extrema importância.

Não fazer maquiagem ou passar cremes no rosto, no dia da internação.

Trazer óculos escuros para o dia da alta hospitalar.

Recomendações Pós Operatórias de Lifting Facial

Repouso relativo por 2 dias (levantar-se para caminhar dentro de casa pelo menos 5 vezes ao dia), sempre se preocupando em movimentar as pernas na cama (prevenção de trombose). Assistir televisão e leitura devem ser evitados neste período (no caso de blefaroplastia).

Banho (incluindo limpeza dos cabelos) será liberado no dia seguinte à cirurgia. O primeiro banho deve ser morno a frio (evitar água quente sobre a face) e com um banco sempre por perto. As tonteiras são comuns, mas passam em 1 a 2 dias. Podem ocorrer também náuseas, por queda da pressão. Quando isso acontecer, deite e posicione as pernas em um nível mais elevado que a cabeça e logo vai melhorar. A limpeza das pálpebras e da face pode ser feita com água e sabonete líquido, sempre de maneira delicada.

Dieta: prefira alimentos moles, que não necessitem mastigação, nos três primeiros dias.

Evite falar excessivamente nos três primeiros dias.

Durante 7 dias, ao deitar-se, manter a cabeça elevada e evitar dormir de lado. Não fazer esforços físicos por aproximadamente 2 semanas.

Nos primeiros dias, pode haver lacrimejamento, desconforto nos olhos, uma sensação de leve queimação e embaçamento visual. Estes sintomas são normais e podem ser atenuados com a utilização de colírios apropriados. As lentes de contato são permitidas após 10 dias e podem parecer desconfortáveis inicialmente. A proteção em relação aos raios solares, através de chapéus e óculos, deve ser especialmente frequente durante as primeiras 2 semanas.

O inchaço é normal após esta cirurgia, tende a ser máximo no terceiro dia e ocorre devido à grande quantidade de vasos sanguíneos presentes na face. Inclusive, manchas roxas chamadas equimoses podem aparecer ao redor dos olhos, na face e pescoço, pelo mesmo motivo. As equimoses tendem a desaparecer após 1-3 semanas e a maioria do inchaço é reabsorvido após 2-3 semanas.

Gelo: visando suavizar estes sinais, recomendamos a aplicação sistemática de gelo na face e nos olhos durante os primeiros 3 dias. Colocar alguns cubos dentro de um saco plástico e aplicar o gelo sobre toalha ou pano limpo.
Proteger a cicatriz de exposição solar direta por 2 meses. Usar filtro solar por 6 meses.

Uso de maquiagem será liberado após 2 semanas.

Máscara compressiva será usada por 15 a 30 dias. Não deverá ficar apertada demais, nem fazer pressão excessiva no pescoço.

Dirigir:  somente após 10 a 15 dias.

Natação: somente após 60 dias.

Tintura de cabelo e Secador de Salão: somente após 30 dias.

Hidratantes e Cremes de Limpeza: usar somente os prescritos por seu medico.

Drenagem Linfática e Ultrassom: se necessários, serão indicados 10 dias após a cirurgia, e somente com profissionais recomendados por seu médico.

Atenção: caso você tenha animal de estimação em casa (cão ou gato), evite contato direto com eles nos primeiros 20 dias de pós-operatório e, em hipótese alguma, os deixe subir em seu leito. O contato com qualquer tipo de secreção (especialmente a saliva de cães e gatos) pode elevar o risco de contrair uma infecção com consequências potencialmente sérias.

Obedecer à prescrição médica.

Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.

Os pontos serão removidos após 7 dias (pálpebras) e entre 10 a 15 dias nas demais áreas.
Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com seu cirurgião, e somente com ele, quaisquer dúvidas.

Tenha paciência, pois por mais rápida e eficiente que tenha sido a intervenção, você deverá estar preparada para encarar o edema (inchaço) e equimoses (áreas arroxeadas) pós-cirúrgicos, assim como algum desconforto físico.

Resultados definitivos: Entre 3 a 6 meses, porém grandes mudanças podem ser notadas a partir de 1 mês. A cicatriz costuma ficar avermelhada por alguns meses, tendendo a clarear entre 6 meses e um ano, dependendo do tipo de pele e genética da paciente. Portanto, o resultado definitivo é atingido, no mínimo, após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e completa cicatrização.

IMPORTANTE: As informações contidas neste site são somente de caráter geral com o objetivo de divulgar conhecimentos na especialidade de Cirurgia Plástica. Estas informações não tem a pretensão de substituir etapas do tratamento médico ou indicar qualquer tipo de cirurgia. Você deve sempre procurar um médico adequadamente treinado para realizar os procedimentos mencionados neste site ou em qualquer outro na Internet.